quarta-feira, 8 de abril de 2009

Formas de usar o CSS

Pessoal,estou postando as três formas de se inserir código css em sites html.

A primeira forma é dentro da própria tag do html.

A segunda forma é dentro do cabeçalho do html.

A terceira forma que é mais recomendada e mais utilizada consiste em linkar um arquivo .css no seu html. Você pode usar este mesmo arquivo para várias páginas.


O material foi retirado do site: http://www.pt-br.html.net/tutorials/css/

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Introdução a Engenharia de Softwares - Parte 5

Histórico da evolução do Software
Pessoal, hoje vamos falar sobre o surgimento do software. É uma história muito interessante. É claro que será bem resumida, porque afinal são mais de 50 anos de evolução.

O quadro acima resumi bem o que aconteceu mais ou menos em cada época.

Não sei se todos lembram, mas quando foi inventado o primeiro computador, o Eniac (1946), os softwares eram programados na mão, através de painéis. O programador, ou operador como era conhecido na época, fazia as instruções de programa através de painéis elétricos. Como naquela época não existiam memória, hd ou qualquer dispositivo parecido, era preciso conectar fios, relês e seqüências de chaves para que se determinasse a tarefa a ser executada. A cada tarefa diferente o processo deveria ser refeito. A resposta era dada por uma seqüencia de lâmpadas.

Então se tivessemos 10 programas para ser executado, eles teriam que ser executados um após o outro, em lote (processamento batch).

Mais tarde com o advento da memória, que naquela época eram as famosas fitas magnéticas, e com computadores que possuiam leitores de fitas, os computadores já podiam ler, processar e gravar o resultado em outras fitas que posteriormente teriam que ser introduzidas em outro computador para que fizessem a impressão nos cartões perfurados.

Isso trazia muitos problemas, porque os computadores eram lentos e se tivessem processando alguma fita de dados, a próxima fita a ser processada deveria esperar a anterior acabar todo o processo, que as vezes levava dias. Foi devido a esse problema que inventaram a memória, e mais tarde a multiprogramação, mas esse é assunto pro próximo post.

Introdução ao Python


Realmente somente utilizando para poder quebrar o preconceito que os mais experientes programadores tem a linguagens da moda. Uma linguagem recente mas que pode oferecer muito é o Python. Aqui apenas uma introdução a linguagem.

Python é uma linguagem de programação dinâmica e orientada a objetos que pode ser usada por diferentes tipos de desenvolvimento de software. Ele oferece um forte suporte para integração com outras linguagens e ferramentas, vem com uma extensa biblioteca padrão, e pode ser aprendida em poucos dias.

Muitos programadores Python relatam um substancial ganho de produtividade e sentem que a linguagem encoraja o desenvolvimento de alta qualidade, com código de mais fácil manutenção.

Python roda no Windows, Linux/Unix, Mac OS X, OS/2, Amiga, Palm Handhelds, e telefones celulares Nokia. Python também pode ser usado nas plataformas Java e .NET.

Python é distribuído sobre a licensa open source que a torna free para uso, mesmo para produtos comerciais.

A Python Software Foundation (PSF) mantém e protege os direitos de propriedade intelectual por trás do Python.

O interpretador Python é facilmente estendido com novas funções e tipos de dados implementados em C or C++ (pu outra linguagem chamada por C). Os programas feitos em Python são as vezes bem menores que programas feitos em C ou C++.


  • Não é necessário declarar variáveis.
  • Expressões complexas podem ser resolvidas em simples sentenças
  • Não é preciso indicar início e fim de bloco (ex. Begin...End)

Leia mais: Python

Links

Related Posts with Thumbnails