quarta-feira, 25 de novembro de 2009

GO - Nova linguagem de programação da Google

Mascote da GO - Gordon the gopher


É pessoal, é isso mesmo que vocês estão ouvindo (digo lendo). Mais uma linguagem pro povo. Não sei onde isso vai parar. Até hoje já trabalhei com mais de 10 linguagens diferentes, que no final é tudo a mesma coisa. É claro que cada linguagem é melhor em alguma coisa ou em alguma área, mas se tivessemos apenas uma ou duas resolveriamos as coisas da mesma forma.

Acho que o que a Google quer é mostrar que é muito grande mesmo, a maior de todas. Não acho que essa linguagem dure muito, a não ser que eles passem todas as APIs de sua vasta gama de aplicações (gmail, orkut, docs, earth, maps, wave, youtube, etc) para a nova linguagem, o que não acho provável.

No site da GO eles dizem que a linguagem é uma mistura de C++ com Python na velocidade do C. Pra quem conhece a maioria das linguagens, quando vemos o código abaixo, é realmente uma mistureba. Parece Python com C.

Eles dizem que a linguagem é experimental e que está quase tão rápida quanto o C.

“Em nossos experimentos, a versões típicas parecem instantâneas. Mesmo os binários maiores compilam em apenas alguns segundos. E o código compilado roda quase na mesma velocidade do C. A GO foi feita para você se mover rápido”, afirmaram os desenvolvedores no blog do Google.

Exemplo do famoso HelloWorld na nova linguagem:

package main

import "fmt"

func main() {
fmt.Printf("Hello, 世界\n")
}


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação. Continue visitando Dúvidas de Programação - Programming Doubts

Links

Related Posts with Thumbnails