· Now à Retorna a data e hora corrente;
Sintaxe: { Formato da data e hora }
Now: TDateTime;
Exemplo:
Procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
begin
Label1.Caption := 'A data e hora é ' + DateTimeToStr(Now); { Mostra a hora e data }
end;
· Sqr à Retorna um número ao quadrado;
Sintaxe:
Sqr(X: Real): (Real);
Exemplo:
Procedure Tform1.Button1Click(Sender: TObject);
var
S, Temp: String;
begin
Str(Sqr(5.0):2:1, Temp); { Retorna 25.0 }
S := '5 ao quadrado é ' + Temp;
MessageDlg(S, mtInformation, [mbOk], 0);
end;
· Str à Converte um valor numérico para uma string;
Sintaxe:
Str(X [: Width [: Decimals ]]; var S);
Exemplo:
Procedure Tform1.Button1Click(Sender: TObject);
var
X, Temp: String;
A: Integer;
begin
A:=A+1
Str(A:2:1, Temp); { Transforma A em string de tamanho dois e uma casa decimal }
X := 'O número é ' + Temp;
MessageDlg(X, mtInformação, [mbOk], 0);
end;
· Val à Converte um valor string para sua representação numérica;
Sintaxe:
Val(S; var V; var Code: Integer);
Exemplo:
Procedure Tform1.Button1Click(Sender: TObject);
var
I, Code: Integer;
begin
Val(Edit1.Text, I, Code); { Converte o conteúdo de Edit1 para um valor }
end;
· If ... Then ... Else à If, then, e else especifica a condicional sobre a qual uma declaração será executado.
Sintaxe:
If then else ;
Exemplo:
Procedure Tform1.Button1Click(Sender: TObject);
var
idade:integer;
begin
idade := Edit1.text;
If (idade < 1) or (idade > 120) then
Label2.caption := ‘Você não está dizendo a verdade.’ {Executa se idade<1 ou idade>120}
Else
Label2.caption := ‘Ok!’; { Executa se idade não for < 1 ou > 120 }
end;
· Case ... of à O procedimento Case é usado para ramificar um código dependendo do resultado ou valor encontrado neste código.
Sintaxe:
Case of
else
Exemplo:
Procedure Tform1.Button1Click(Sender: TObject);
var
tecla:char;
begin
tecla := Edit1.text;
Case tecla of
‘A’..’Z’, ‘a’..’z’:Label2.caption:=‘Você digitou uma letra’;{Executa se digitado uma letra}
‘0’..’9’:Label2.caption:=‘Você digitou um número’ { Executa se digitado um número }
else
Label2.caption:=‘Você digitou um caracter especial’; { Executa se digitado outra tecla }
end;
· Repeat ... until à Os procedimentos entre Repeat e until é executado na seqüência enquanto uma condição seja satisfeita.
Sintaxe:
Repeat
until ;
Exemplo:
Procedure Tform1.Button1.Click(Sender: TObject);
var
a, b : integer;
begin
b := 1;
Repeat
a := a + b;
Label3.caption := str (a) + str(b);
until a = 1000; { Se a <> de 1000 , senão }
end;
· While .. Do à A declaração While controla a execução repetida de uma declaração simples ou composta.
Sintaxe:
While do
Exemplo:
Procedure Tform1.Button1Click(Sender: TObject);
var
a, b : integer;
begin
b := 1;
While a < 1001 Do { Enquanto a for < que 1001 executa o bloco, senão }
begin
a := a + b;
Label3.caption := str (a) + str(b);
end;
end;
· For .. Do à O loop For .. Do é uma declaração que será executada até que a variável de controle seja satisfeita.
Sintaxe:
For := To ou Downto Do
Exemplo:
Procedure Tform1.Button1Click(Sender: TObject);
var
cont, x : integer;
begin
For cont := 1 To 100 Do { Repete o bloco 100 vezes }
begin
x := x + cont;
Label4.caption := str(x);
end;
end;
· Goto / Label: à A instrução Goto permite que você salte de onde está no momento para um linha rotulada específica. Um rótulo é definido usando-se a palavra label.
Sintaxe:
Goto ;
Label ;
Exemplo:
Procedure Tform1.Button1Click(Sender: TObject);
var
resp : char;
a, b : integer
begin
b := 1;
Label inicio: { A linha é rotulada como inicio }
a := a +b;
Label2.caption := str(a);
Label3.caption := ‘Deseja somar mais um’;
Edit1.visible := True;
resp := Edit1.text;
If (resp = ‘S’ or ‘s’ or ‘Y’ or ‘y’) then Goto inicio; { Volta para o rótulo }
end;
· RunError à Este comando emite um número de erro que você introduz como motivo de falha de programa.
Sintaxe:
RunError [ ( Errorcode: Byte ) ];
Exemplo:
Procedure Tform1.Form1Load(Sender: TObject);
var
I : Char;
Cont : Integer;
begin
repeat
I := Edit1.text;
If I := ‘Q’ then RunError (230); { Emite ao usuário o erro 230 }
until FALSE;
end;
· ShowWindow à A função ShowWindow modifica o estado de visibilidade da janela.
Sintaxe:
ShowWindow(Wnd: HWnd; CmdShow: Integer): Bool;
Parâmetro Descrição
Wnd Identifica a janela.
CmdShow Especifica como a janela será mostrada. Este parâmetro pode ser um dos seguintes valores:
Valor Significado
SW_HIDE Esconde a janela atual e ativa uma outra janela.
SW_MINIMIZE Minimiza a janela específica.
SW_RESTORE Ativa e mostra uma janela. Se a janela está minimizada ou maximizada, o Windows restaura ela para o tamanho e posição original.
SW_SHOW Ativa uma janela e mostra ela na posição e tamanho corrente.
SW_SHOWMAXIMIZED Ativa uma janela e mostra ela como uma janela maximizada.
SW_SHOWMINIMIZED Ativa uma janela e mostra ela como um ícone.
SW_SHOWMINNOACTIVE Mostra uma janela como um ícone. A janela que está atualmente ativada permanece ativa.
SW_SHOWNORMAL Ativa e mostra uma janela. Se a janela estiver minimizada ou maximizada o Windows restaura ela para a posição e tamanho original.
Exemplo:
Procedure Tform1.Form1Load(Sender: TObject);
ShowWindows (Tform2 : Hwnd ; SW_SHOW : integer)
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