terça-feira, 10 de março de 2009

Introdução a Engenharia de Softwares - Parte 2


Continuando o post anterior que expliquei uma diferença básica mas que confunde muita gente. Software X Sistema

Vamos tirar outras dúvidas que são básicas mas que muita gente não sabe.

Por que dizemos Engenharia de Softwares e não Engenharia de Sistemas?

E Por que dizemos Analista de Sistemas e não Analista de Softwares?

De acordo com a diferença mostrada pode-se concluir que Engenharia de sistemas trata da organização dos sistemas. Como funcionam, como são os processos em um ramo qualquer de atividade. Lembrando que sistemas não são programas de computador.

Quando falamos em Engenharia de softwares estamos nos referindo na construção, projeto, validação, testes e outras coisas relacionadas a programas de computador.

Um Engenheiro de Sistemas é capaz de conhecer como modelar sistemas e processos de um fábrica por exemplo. Já um Engenheiro de Software será capaz de modelar um software para atender as necessidades do Engenheiro de sistemas.

Já quando falamos de Analista de Sistemas e Analista de Softwares é um pouco diferente. O Analista de Sistemas tem a função de entender como funciona um sistema para que ele possa modelá-lo, projetá-lo e construir um software que atenda essas necessidades. Seria quase a junção de um Engenheiro de Sistemas com um Engenheiro de Software.

O Analista de Softwares tem a função de fazer auditoria no software, avaliar, ver as funcionalidades, etc. Em resumo é um estudo do software pronto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação. Continue visitando Dúvidas de Programação - Programming Doubts

Links

Related Posts with Thumbnails