terça-feira, 10 de março de 2009

Introdução a Engenharia de Softwares - Parte 3 - Automatizar ou não?



Tem outros pontos que acho importante ressaltar na Engenharia de Softwares. Por isso sempre que lembrar de algum detalhe que ache importante vou publicar aqui, porque por mais que sejam muito simples pra nós que somos dá área, pode ser útil as pessoas que estão ingressando.

Automatizar ou não?

Qual é o Analista que nunca se deparou com a situação de dizer a um cliente que não será viável o que ele quer?

Ou será que nenhum de vocês já ouviu. O software vai ter que ficar pra depois, temos que aguardar recursos.

Ou será que você se deparou com aquele velho amigo seu, dono de um boteco que vende muita cerveja e que vive dizendo que quer informatizar o bar, pra melhor controle das contas, clientes, vendas. Você explica a ele que se ele quiser informatizar seu bar terá que comprar um computador, um ar-condicionado, porque o ambiente é quente e pode superaquecer seu processador. De repente terá que comprar também uma impressora fiscal pra emitir os cupons e contratar um técnico para fazer a manutenção do computador já que ele não sabe mexer em nada. Não esquecendo que ele terá que pagar pelo software que você vao fazer que não deve ser nada barato.

Bom depois disso, acho que por mais que eu o explicasse os benefícios que um software bem planejado traria a médio e longo prazo, acho que talvez não seria viável para ele naquele momento. De uma forma bem sucinta o que nós fizemos foi um estudo de viabilidade que nem sempre é feito pelos empresários, causando na maioria das vezes a parada do desenvolvimento de software que é sempre o que os empresários mais conservadores pensam que deve ficar em último plano.

Por essas e outras razões existem vários problemas que devem ser observados antes de começarmos a automatizar um processo. Vou citar os mais comuns para que vocês reflitam a respeito lembrando do exemplo do boteco do seu amigo.

Custo – Nem sempre é verdade que os computadores sejam mais rápidos e mais baratos do que o modo “antigo”.

As vezes o custo benefício não compensa como foi no caso do boteco.

Conforto – Espaço em demasia, excessivo ruído, gerar muito calor ou consumir energia demais.

Como no boteco de repente só o computador com o ar-condicionado iria consumir tanta energia que não compensaria.
Poderia não existir espaço para o computador.


Segurança – dados confidenciais podem ficar vulneráveis.

As vezes o dono fica com um certo medo de te passar informações confidenciais mas imprescindíveis para o desenvolvimento do sistema.

Manutenibilidade – pode não existir pessoal capacitado.

No caso do boteco o dono não teria condições de pagar um técnico para operar o software e fazer manutenção no computador.

Política – os computadores podem ser uma ameaça aos funcionários.

Os funcionários podem te atrapalhar na implantação e outras ocasiões por achar que perderão seus empregos para os computadores.


Pessaol, então é isso ai... Espero que tenha ajudado.

Se interessar estou colocando um link interessante sobre o assunto:
http://www.hitecnet.com.br/prospectos/31/pqdevo1.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação. Continue visitando Dúvidas de Programação - Programming Doubts

Links

Related Posts with Thumbnails